Chamada Simplificada para o Minicurso Introdução aos Estudos da Língua Coreana no PROFICI em janeiro e fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições da Chamada Simplificada para o Minicurso Introdução aos Estudos da Língua Coreana, sob a coordenação do Coordenador Acadêmico do PROFICI, Milan Puh, a ser realizado em modalidade remota às terças e quintas das 15:00 às 17 horas no período de 12 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026. As inscrições podem ser feitas até 4 de janeiro de 2026 pelo formulário disponível no link abaixo:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOQ_IHsRxI34Lt48jfMartX538yIkuBRjcZt7cC-oxG6S9Aw/viewform?usp=preview

 

O Minicurso terá carga horária de 30 horas, envolvendo 16 horas de aulas síncronas e demais horas para atividades extraclasse.

 

Serão 25 vagas, distribuídas entre estudantes de graduação, pós-graduação e servidores TA e docentes de acordo com a ordem de inscrição.

 

Abaixo estão as especificações da proposta do Minicurso:

 

EMENTA: O minicurso oferece uma introdução ao hangul/chosŏn’gŭl (alfabeto coreano) e uma introdução à língua coreana, abordando a sua história, estrutura gramatical, características foneticas e uma apresentação inicial da gramática (jamo, batchim etc). Os participantes terão a oportunidade de aprender o hangul e desenvolver habilidades básicas de escuta, leitura e escrita – com foco principal na alfabetização. Serão explorados aspectos culturais, comunicacionais e sociais da Coreia do Sul (principalmente de Seul) proporcionando um melhor contexto para o aprendizado da língua. Através de exercícios práticos e interativos, os alunos poderão ler e escrever facilmente e compreender expressões simples e cotidianas. O minicurso é destinado a iniciantes, sem pré-requisitos, e visa despertar o interesse pelos estudos da língua e cultura coreana. Ao final, os participantes terão uma base sólida para continuar os seus estudos.

OBJETIVOS: Os objetivos deste minicurso são iniciar a desconstrução de esteriótipos sobre línguas orientalizadas no Brasil, despertar o interesse na cultura, criando uma visão mais diversificada e ampla da Coreia do Sul e dos falantes de coreano, além de proporcionar uma compreensão básica da língua coreana, incluindo o seu alfabeto (hangul/chosŏn’gŭl), gramática fundamental e vocabulário básico. Pretende-se incentivar o interesse dos participantes pela língua e cultura coreana, desenvolvendo habilidades iniciais de leitura, escrita e conversação. Além disso, busca-se criar um ambiente de aprendizado interativo e dinâmico, onde os alunos possam praticar e aplicar os conhecimentos adquiridos. Ao final do minicurso, os participantes deverão ser capazes de compreender o hangul/chosŏn’gŭl, escrever facilmente em coreano, realizar diálogos simples e compreender expressões cotidianas, estabelecendo uma base sólida para futuros estudos na língua coreana.

METODOLOGIA DO MINICURSO: A metodologia adotada neste minicurso enfoca abordagens práticas, usando teorias como suporte, para facilitar o aprendizado da língua coreana. As aulas serão estruturas em exposições dialogadas, onde conceitos gramaticais e vocabulário serão apresentados de maneira clara e acessível. Atividades interativas, como análises de músicas, cenas de filmes, doramas e entrevistas promoverão a participação ativa dos alunos e a aplicação prática do conteúdo.

AVALIAÇÃO DO MINICURSO: A avaliação será composta por dois principais componentes: participação em sala de aula e exercícios práticos enviados para casa. Os exercícios práticos serão realizados ao final de cada módulo, permitindo que os alunos demonstrem o que e o quanto aprenderam. A participação ativa nas discussões e atividades em sala será observada, incentivando o uso da língua coreana para comunicações simples e respostas. Pequenos testes elaborados durante as explicações ajudarão a verificar a compreensão dos conceitos abordados. Por fim, haverá uma apresentação final, permitindo que os alunos explorem os conhecimentos adquiridos durante o minicurso e apresentem as suas descobertas sobre a língua e cultura coreana.

 

Salvador, 12 de dezembro de 2025

 

Ronaldo Lopes Oliveira

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Presidente do PROFICI

 

Fernanda Mota

Coordenadora Geral do PROFICI